Como administrar as finanças empresariais

By Simone Angela Prigol Santolin - Consultora Financeira / 10/06/2020

Busque soluções que sejam boas

Quando o empreendedor tem dificuldade para entender das técnicas, conceitos, práticas de finanças empresariais o desafio de administrar o seu empreendimento é grande, e quando se agrupa com as dificuldades de entender também de gestão de pessoas, marketing, processos pode ficar ainda maior e pode colocar o negócio em risco.

Para os empreendedores que querem administrar melhor suas finanças, segue 10 dicas de assuntos que são necessários o aprendizado:

Educação Financeira: aprenda sobre como controlar suas finanças pessoais, quando aprender na sua vida lidar com o dinheiro de forma equilibrada para alcançar seus objetivos, passe para o passo que é aprender sobre como administrar as finanças de seu negócio. Determine um Pró-labore: você precisa definir um pró-labore na empresa, que é a retirada mensal pelo seu trabalho na empresa. É importante não misturar as contas da empresa com os pessoais.

Saber os Conceitos: o empreendedor precisa entender cada conceito de finanças, saber diferenciar: lucro de dinheiro em caixa, faturamento de recebimentos, despesas de pagamentos, diferença entre despesas, custos e investimentos. Termos Técnicos: saber o significado de termos técnicos como receitas, capital de giro, receitas, ponto de equilíbrio, patrimônio líquido, fluxo de caixa.

Riscos: é preciso saber que toda a empresa corre alguns riscos, mas o que é necessário é ter a consciência de quais riscos estará assumindo e quais as ações está fazendo para se precaver das ameaças.

Dívidas: existem dívidas boas, que são aquelas que ajudam o Negócio a crescer, melhorar a lucratividade e tem as dívidas ruins que é quando a captação acontece sem planejamentos, quando há necessidade emergenciais para pagamento de custos fixos.

Fluxo de caixa: é a ferramenta que se refere a entrada e saída de dinheiro, projetando em períodos futuros como irá estar o saldo de caixa. Esta ferramenta é primordial para o planejamento de uma renegociação de dívidas, para fazer o planejamento de um empréstimo, ela vai determinar quanto faturamento e que forma precisa receber para pagar todas as despesas, custos e investimentos.

Orçamento: é considerado um plano empresarial com estratégias incluindo todas as despesas, receitas projetadas para um período, onde permite controlar o previsto x realizado, e poder compor ações de ajustes para manter o rumo da empresa. Demonstrativo de Resultado: é uma ferramenta que possibilita saber o quanto a empresa tem de lucro ou prejuízo e fazer diversas análises da empresa.

Indicadores Financeiros: são avaliações realizadas, que indicam como está a situação financeira da empresa. Os indicadores são a forma de monitorar a rentabilidade, liquidez, endividamento e outros índices econômico-financeiros importantes para a saúde financeira da empresa.

Os empreendedores que iniciarem este processo de aprendizado da administração financeira, irão começar a desenvolver a inteligência financeira nos Negócios que é a oportunidade para negócios pequenos ou grandes, bem como para novos ou maduros garantirem o crescimento e a lucratividade!

O melhor da Exper Store está online

Produtos, ajuda personalizada para compras, trocas, opções de pagamento flexíveis e suporte especializado

Siga-nos nas redes sociais

Mantenha-se atualizado com as últimas notícias e informações através dos nossos canais de mídia social